QUANDO A CORRIDA OU A CAMINHADA CAUSAM DOR

A dor é um sinal de alarme que nosso organismo dispara quando alguma coisa não está bem. Assim se você corre e sente dor nos pés, tornozelos ou joelhos, certamente algo está errado.

Vejo com uma certa frequência no consultório, pessoas que se queixam que quando fazem caminhada ou corrida, sentem dores nas pernas.

Explico a elas que seu corpo está mandando uma mensagem de que tem alguma coisa errada com a corrida ou com a caminhada.

Essas dores podem ser decorrentes de algum problema articular ou de estruturas extra-articulares como tendões ou músculos.

O que é interessante que na grande maioria dos casos, com um exame simples observando a pisada do paciente, podemos observar que estes apresentam uma alteração da pisada, com alterações no apoio do pé durante a caminhada.

Desta maneira além de tratar a estrutura causadora da dor, seja articulação, tendão ou músculo, devemos sempre atentar para a correção da pisada, que é feita com o uso de palmilha adequada e principalmente com exercícios que vão reestabelecer o equilíbrio muscular perdido em decorrência da pisada inadequada, de maneira a permitir que a pessoa volte a caminhar ou correr livre do incômodo da dor.